terça-feira, 7 de julho de 2009

Curtis Mayfield - SuperFly (1972)


Hoje em dia, é um trabalho árduo encontrar por aí um artista que tenha identidade própria, que faça um som de qualidade. Mais raros ainda são os grandes gênios da música, sobre os quais a impressão que se tem é que, a cada geração, eles se tornam relíquias mais valiosas.
O cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista Curtis Mayfield é uma dessas preciosidades. Curtis ganhou notoriedade na década de 60, como vocalista e compositor do grupo de soul The Impressions. Na década de 70, sua carreira solo decolou e deu a ele reconhecimento digno de um mestre. Seu estilo reúne a força dos metais e os grooves mais dançantes do soul e do funk, com extravagantes arranjos de cordas e piano, além de traços marcantes do astro, como seu gosto por levadas de guitarra recheadas de wah-wah, seus vocais em falsete e suas letras engajadas. Em 1990, sua carreira sofreu forte declínio devido a um bizarro acidente durante uma apresentação, quando um poste de luz caiu sobre Curtis, deixando-o tetraplégico.
A obra-prima desse músico é o álbum "SuperFly", trilha sonora do filme homônimo, de 1972, a respeito de um traficante de cocaína que resolve "ajeitar" sua vida para não acabar preso ou morto, mas percebe que sair do crime organizado é muito mais complicado do que se imagina. O disco traz lendárias faixas, como "Little Child Runnin' Wild", "Pusherman", "Give Me Your Love" e "SuperFly".
Antonio, se você estiver lendo, esse disco é pra você! hahah...
Abaixo, como sempre, está o link para baixar o álbum. Se alguém baixou todos os que eu postei até agora, muito obrigado, esse é o meu objetivo!

(1972) SuperFly

1 - Little Child Runnin' Wild
2 - Pusherman
3 - Freddie's Dead
4 - Junkie Chase
5 - Give Me Your Love
6 - Eddie You Should Know Better
7 - No Thing On Me
8 - Think
9 - SuperFly

2 comentários: