sábado, 5 de setembro de 2009

Paul McCartney - Flaming Pie (1997)

Eis aqui meu ídolo, meu músico preferido, minha inspiração máxima, nada menos que Sir Paul McCartney.
Os Beatles são muito populares, mas pouca gente conhece bem o trabalho solo de seus integrantes. Após o fim do Fab Four, Paul merece atenção, principalmente ao formar, em 1971, juntamente com Linda, sua esposa, e o guitarrista Danny Layne, os Wings, que ascendeu a partir de sucessos como "My Love" e "Live and Let Die", composta especialmente para o filme "007: Viva e Deixe Morrer", atingindo seu auge em um álbum ovacionado pelo público e pela crítica, "Band On The Run", de 1973. Eu recomendo toda a discografia deles, a boa música é garantida.
Na década de 80, depois da separação dos Wings, McCartney obteve vários êxitos, principalmente com os discos "Tug Of War", de 1982, e "Pipes Of Piece", de 1983.
No século XXI, a grande surpresa, sem dúvida, foi "Chaos and Creation In the Backyard", de 2005 , um disco que não deixa nada a desejar aos trabalhos da década de 70.
Mas, hoje, o assunto em questão é o álbum de 1997, "Flaming Pie", e esse eu incluo no meu xodó da discografia do Paul. Esse disco foi indicado ao Grammy, sendo o primeiro a atingir o Top 10 das paradas de sucesso americanas desde "Tug Of War". Foi, também, o último antes da morte de Linda McCartney. É um daqueles que a gente põe várias vezes seguidas pra tocar e nunca enjoa de ouvir.
Ao meu ver, esse álbum resgata o clima roqueiro da época dos Wings e é uma volta a um estilo menos pop e de mais bom gosto de Paul McCartney. Músicas inspiradíssimas, como "The World Tonight", "Heaven On a Sunday" e a faixa título, mostram o talento e a versatilidade de um dos músicos mais bem sucessidos da história.
Outra boa notícia é a contribuição do guitarrista Steve Miller em "If You Wanna", "Young Boy" e "Used To Be Bad", e do nosso amado Ringo Starr, que assumiu as baquetas em "Really Love You" e "Beautiful Night".
Curiosidade: o nome "Flaming Pie" (torta flamejante), faz referência a um episódio da década de 60, quando Lennon escreveu em um artigo de revista que o nome da banda veio quando um homem em uma torta flamejante apareceu para ele em uma visão e disse, "a partir de hoje, vocês se chamam Beatles com 'A'".

(1997) Flaming Pie

1 - The Song We Were Singing
2 - The World Tonight
3 - If You Wanna
4 - Somedays
5 - Young Boy
6 - Calico Skies
7 - Flaming Pie
8 - Heaven On A Sunday
9 - Used To Be Bad
10 - Souvenir
11 - Little Willow
12 - Really Love You
13 - Beautiful Night
14 - Great Day

Um comentário:

  1. vou postar esse texto sobre paul em nosso site http://telescopio.vze.com
    meu email é jornaltelescopio@gmail.com

    ResponderExcluir