sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Lynyrd Skynyrd - Lynyrd Skynyrd (Pronounced 'lĕh-'nerd 'skin-'nérd) (1973)


Lynyrd Skynyrd foi uma das bandas que mais me influenciou quando eu comecei a ouvir rock. E, se tem uma coisa que me deixa frustrado, é o fato de que a maioria das pessoas não fazem idéia de outra música desses caras que não seja "Sweet Home Alabama". Por isso, eu me motivei a postar o primeiro disco deles, "Lynyrd Skynyrd (Pronounced 'lĕh-'nerd 'skin-'nérd)", de 1973, uma obra prima, cá entre nós...
Primeiramente, pra quem não sabe, Lynyrd Skynyrd é uma banda americana setentista da Flórida, de country-rock, e que acabou terminando trágicamente, quando vários membros da banda morreram num acidente de avião, incluindo o vocalista e principal compositor, Ronnie Van Zant. Em 1987, a banda voltou a ativa em uma nova formação trazendo Johnny Van Zant, irmão mais novo de Ronnie, nos vocais e continuou a lançar coisas inéditas até hoje.
O álbum de hoje é uma jóia rara do rock, e não tem "Sweet Home Alabama". Trazendo clássicos como "Tuesday's Gone", "Gimme Three Steps", "Free Bird" e "Simple Man", o disco de estréia do Lynyrd Skynyrd é impecável e viciante. E com a dosagem certa dos ingredientes, oscilando perfeitamente entre countries disfarçados de rock n' roll, rocks disfarçados de country e excelentes baladas, com solos marcantes de guitarra e lindas melodias cantadas pelo falecido Ronnie Van Zant. A formação dessa época trazia, também, Gary Rossington na guitarra, Allen Collins na segunda guitarra, Ed King na terceira guitarra, Billy Powell nos teclados, Leon Wilkeson no baixo e Bob Burns na bateria.
O que eu tinha que fazer eu já fiz, agora é só baixarem o disco e virem me agradecer depois, hahah...

(1973) Lynyrd Skynyrd (Pronounced 'lĕh-'nerd 'skin-'nérd)

1 - I Ain't The One
2 - Tuesday's Gone
3 - Gimme Three Steps
4 - Simple Man
5 - Things Going On
6 - Mississipi Kid
7 - Poison Whiskey
8 - Free Bird


Nenhum comentário:

Postar um comentário